sábado, 26 de fevereiro de 2011

Livro recomendados. (Artigos científicos)

A ciência através dos tempos

Attico Chassot (IQ - UFRGS). Editora Moderna, Coleção Polêmica, 12 capítulos, 191 páginas, 1994, R$7,67.

Nos seis primeiros capítulos, o livro nos leva em uma viagem através da ciência e do tempo, procurando relacionar a evolução do pensamento e da observação científica com a evolução da própria humanidade. Assim, ela se inicia com os egípcios, mesopotâmicos, fenícios, hebreus, hindus e chineses, passa pelos gregos, romanos e árabes e desemboca na Idade Média, época de preparação para a revolução científica que viria a seguir. Nos capítulos sete, oito e nove, o leitor é conduzido através do século XVII, que representa o nascimento da ciência moderna, e do século XVIII, o chamado século das luzes, culminando com o século XIX, quando a ciência se consolida. Os capítulos dez e onze fazem a virada para o século XX, época das descobertas experimentais que ampliaram o conhecimento sobre a matéria, do ponto de vista microscópico. O último capítulo apresenta algumas das maravilhas que a ciência produziu e produz e os aspectos polêmicos de suas verdades. O livro é recomendado para professores de ciências de um modo geral (ensino fundamental, médio e superior) e alunos do ensino médio e superior como um meio auxiliar na compreensão ampla e rápida da evolução do conhecimento científico. (Roberto Ribeiro da Silva - UnB)

Alquimistas e químicos - o passado, o presente e o futuro.

José Atílio Vanin (professor do Instituto de Química da USP), Editora Moderna, Coleção Polêmica, oito capítulos, 95 páginas, 1994, R$6,22.

Nos capítulos iniciais, o autor procura descrever de maneira resumida como surgiram as artes ligadas à química, o trabalho inicial dos alquimistas e o surgimento da química como ciência. A seguir, o trabalho de dois grandes cientistas é descrito: o de Lavoisier, que marcou a história do desenvolvimento da ciência, e o de Pasteur, que abriu novas fronteiras na química, Finalmente, a química do cotidiano, seu impacto na sociedade e possíveis novos rumos ao futuro são abordados de modo a atingir os objetivos da coleção: a polêmica. O livro é recomendado para professores de química, alunos de ensino médio, estudantes de graduação e para todos aqueles que se interessam por ciência, tecnologia e sociedade — ou, como diz o próprio autor, por ciência, economia e comunicação. (Roberto Ribeiro da Silva - UnB).

Universo: teorias sobre sua origem e evolução

Roberto de Andrade Martins (IF - UNICAMP), Editora Moderna, Coleção Polêmica, 12 capítulos, 183 páginas, 1994, R$7,70.

A origem do Universo é um assunto que desperta uma enorme curiosidade entre os jovens. Essa curiosidade resulta de um anseio da humanidade: compreender nosso papel e nos situarmos no mundo atual. Essa busca procura responder a questões do tipo: de onde viemos? Para onde vamos? O Universo sempre existiu ou teve um início? Se teve um início, o que havia antes? Ele vai ter um fim? Na tentativa de responder a essas questões, o autor leva-nos através da história do pensamento humano (religioso, filosófico e científico) ao longo de 12 capítulos extremamente interessantes, a saber: “A origem do Universo na mitologia e na religião”; “O mito filosófico na Grécia e na Índia”; “O pensamento filosófico e a origem do Universo”; “A reinterpretação dos mitos”; “O pensamento medieval e o renascentista”; “O pensamento científico moderno e a origem do mundo”; “Kant e Laplace: a formação do Sistema Solar”; “As concepções sobre o infinito: o tempo e o espaço”; “As fontes de energia do Universo”; “A teoria da relatividade e a cosmologia moderna”; “A criação da matéria e o Big Bang”; “Estudos e dúvidas mais recentes”. A título de ilustração, no capítulo dez o autor consegue, numa linguagem extremamente acessível, prender a atenção do leitor ao explicar a teoria da relatividade. O livro é fortemente recomendado para professores e alunos do ensino médio e superior preocupados com uma visão mais ampla do ensino de ciências. (Roberto Ribeiro da Silva - UnB)

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Exerc´cio de fixação 1° ano

Exercício de aprendizagem 1
Disciplina: Química
Professor: Anselmo Rafael

(Ufrs 2005) SE NECESSÁRIO, ADOTE g = 10 m/s£.
1. O CO2 sólido é denominado gelo seco por sublimar sob pressão atmosférica, dando origem ao CO‚ gasoso. A sublimação ocorre porque

a) a pressão correspondente ao ponto triplo do CO2 é superior a 1 atmosfera.
b) o CO2 líquido é instável.
c) o CO2 é um gás de difícil liquefação
d) a pressão de vapor do CO2 sólido é inferior a 1 atmosfera.
e) as forças de van der Waals entre as moléculas de CO2 são pouco intensas.

 TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO
(Ufsm 2006) A história da maioria dos municípios gaúchos coincide com a chegada dos primeiros portugueses, alemães, italianos e de outros povos. No entanto, através dos vestígios materiais encontrados nas pesquisas arqueológicas, sabemos que outros povos, anteriores aos citados, protagonizaram a nossa história.
Diante da relevância do contexto e da vontade de valorizar o nosso povo nativo, "o índio", foi selecionada a área temática CULTURA e as questões foram construídas com base na obra "Os Primeiros Habitantes do Rio Grande do Sul" (Custódio, L. A. B., organizador. Santa Cruz do Sul: EDUNISC; IPHAN, 2004).

"Errantes eram os primeiros grupos humanos que perambulavam pela região Sul."

2. Os primeiros habitantes cozinhavam seus alimentos sobre pedras aquecidas, dentro de recipientes de couro cheios d'água ou envolvidos em folhas vegetais e cobertos por terra.
Classifique em físicos e químicos os fenômenos a seguir.
1. Físico                      2. Químico
a. cozer alimentos
b. evaporar água
c. queimar madeira

A seqüência correta é
a) 1a - 1b - 1c.
b) 2a - 1b - 1c.
c) 1a - 2b - 2c.
d) 2a - 1b - 2c.
e) 2a - 2b - 1c.

3. (Pucmg 2001) Considere as seguintes proposições:

I. Não existe sistema polifásico formado de vários gases ou vapores.
II. A água é uma mistura de hidrogênio e oxigênio.
III. Todo sistema homogêneo é uma mistura homogênea.
IV. Existe sistema monofásico formado por vários sólidos.
V. Todo sistema polifásico é uma mistura heterogênea.
São VERDADEIRAS as afirmações:
a) I, II e III
b) I e II apenas
c) I e IV apenas
d) III, IV e V

4. (Ufla 2006) Ao observar um bloco de gelo produzido em um freezer, um adolescente perguntou ao professor por que o gelo apresentava algumas bolhas no seu interior. A alternativa que corresponde à explicação CORRETA do professor é:
a) As bolhas formadas são devidas ao vapor d'água presente na estrutura do gelo.
b) O cristal de gelo possui uma estrutura circular e as cavidades são hexagonais.
c) A água sólida produzida em um freezer comum não se cristaliza totalmente, produzindo regiões esféricas de água líquida.
d) As bolhas existentes no interior do bloco de gelo são decorrentes do rápido congelamento da água no freezer, que não permite a perfeita cristalização.
e) A ocorrência das bolhas é devida ao ar dissolvido na água líquida, que não é solúvel na água sólida.

 5. (Uel 2003) O ácido láurico é um ácido graxo de cadeia saturada com 12 átomos de carbono. Esse ácido é conhecido na indústria farmacêutica devido à sua propriedade antimicrobiana. O gráfico a seguir representa a curva de resfriamento de uma amostra de ácido láurico, inicialmente no estado líquido, a uma temperatura acima de seu ponto de solidificação.( Falta o gráfico)

Sobre esse sistema e sua transformação, considere as afirmativas a seguir:
I. Somente o segmento BC representa duas fases.
II. O ponto de fusão do ácido láurico está em torno de 43°C.
III. No ponto D as moléculas do ácido láurico apresentam maior energia cinética média do que no ponto A
IV. A temperatura na qual o segmento BC é formado depende da quantidade inicial de ácido láurico analisado.

Dentre as afirmativas, apenas estão corretas:
a) I e II.
b) I e IV.
c) II e III.
d) II e IV.
e) III e IV.

6. (Ufscar 2006) Considere os seguintes dados obtidos sobre propriedades de amostras de alguns materiais.(Falta a Tabela)

Com respeito a estes materiais, pode-se afirmar que:
a) a 20°C, os materiais X e Y estão no estado líquido.
b) a 20°C, apenas o material Z está no estado gasoso.
c) os materiais Z, T e W são substâncias.
d) os materiais Y e T são misturas.
e) se o material Y não for solúvel em W, então ele deverá flutuar se for adicionado a um recipiente contendo o material W, ambos a 20°C.

7. (Ufmg 2005) Realizou-se um experimento com um ovo cru e um copo contendo vinagre, como descrito nestas quatro figuras:(Falta a figura)
Sabe-se que a casca do ovo é constituída por carbonato de cálcio e que o vinagre é uma solução aquosa de ácido acético.

Considerando-se essas informações, é CORRETO afirmar que:

a) o ovo afunda, ao final do experimento, porque, sem a casca, ele se torna menos denso que a solução.
b) a quantidade de ácido acético diminui durante o experimento.
c) as bolhas são formadas pela liberação de gás hidrogênio.
d) o pH da solução utilizada diminui ao longo do experimento.


8. (Ufpb 2006) Quando a matéria sofre uma transformação qualquer, diz-se que ela sofreu um fenômeno, que pode ser físico ou químico.

Nesse sentido, considere as seguintes transformações:
- derretimento das geleiras;
- degradação dos alimentos no organismo;
- ação de um medicamento no organismo;
- produção de energia solar.

 Com relação a essas transformações, é correto afirmar:
a) Todas são fenômenos químicos.
b) Todas são fenômenos físicos.
c) O derretimento das geleiras e a degradação dos alimentos no organismo são fenômenos químicos.
d) A ação de um medicamento no organismo e a produção de energia solar são fenômenos físicos.
e) O derretimento das geleiras e a produção de energia solar são fenômenos físicos.

 9. (Unesp 2004) A elevação da temperatura de um sistema produz, geralmente, alterações que podem ser interpretadas como sendo devidas a processos físicos ou químicos. Medicamentos, em especial na forma de soluções, devem ser mantidos em recipientes fechados e protegidos do calor para que se evite:

(I) a evaporação de um ou mais de seus componentes;
(II) a decomposição e conseqüente diminuição da quantidade do composto que constitui o princípio ativo;
(III) a formação de compostos indesejáveis ou potencialmente prejudiciais à saúde.

A cada um desses processos - (I), (II)  (III) - corresponde um tipo de transformação classificada, respectivamente, como:
a) física, física e química.
b) física, química e química.
c) química, física e física.
d) química, física e química.
e) química, química e física.


10. (Fuvest 2006) Quimicamente falando, não se deve tomar água .................., mas apenas água ................... . A água .................. inúmeros sais, por exemplo, o cloreto de .................., o mais abundante na água do mar. Em regiões litorâneas, ameniza variações bruscas de temperatura, graças à sua capacidade de armazenar grande quantidade de energia térmica, o que se deve ao seu alto ..................... . Na forma de suor, sua evaporação abaixa a temperatura do corpo humano, para o que contribui seu elevado ............... .

Completa-se corretamente o texto, obedecendo-se a ordem em que as lacunas aparecem, por:
a) pura, potável, dissolve, sódio, calor específico, calor de vaporização.
b) de poço, pura, dissolve, magnésio, calor específico, calor de vaporização.
c) destilada, potável, dilui, sódio, calor de vaporização, calor específico.
d) de poço, destilada, dissolve, magnésio, calor de vaporização, calor específico.
e) pura, destilada, dilui, sódio, calor de vaporização, calor específico.

 11. (Puccamp 2002) O vidro é um material cujo estado físico tem características de um sólido quando observado visualmente e de um líquido quando se considera o grau de organização das partículas que os constituem. Por isso, alguns autores consideram a existência de um "estado vítreo" que inclui o vidro e outros materiais de comportamento semelhante, como certos plásticos. Suponha que um conjunto de bolinhas de isopor seja utilizado como modelo para representar a organização das partículas no "estado vítreo". Entre os modelos a seguir, o melhor para tal representação é: (Falta a Figura)

12. (Ufes 2007) "À grande transformação econômica da Idade do Bronze dá-se o nome de Revolução Urbana.
Essa revolução correspondeu à passagem das comunidades agrícolas auto-suficientes para cidades, com comércio e artesanato especializado. A agricultura continuou como a principal atividade econômica, mas a economia, antes agrícola e pastoril, ganhou maior diversidade e complexidade com a multiplicação dos ofícios ou profissões e com o estabelecimento de um sistema regular de trocas. Assim, por volta de 3000 a.C., o Egito, a Mesopotâmia e o Vale do Indo já não eram mais um conjunto de aldeias de agricultores autosuficientes, mas constituíam Estados, com uma complexa organização social."
(AQUINO, R. S. et al. "História das sociedades, das comunidades primitivas às sociedades medievais". Rio de Janeiro: Ao Livro Técnico, 1980. p. 77-78. Adaptado.)

Em relação ao bronze, citado no Texto, considere as seguintes afirmações:

I - É um elemento químico e sua massa atômica é 79,9.
II - É um bom isolante térmico.
III - O calor específico é uma de suas propriedades químicas.
IV - O coeficiente de dilatação volumétrica é uma de suas propriedades físicas.
V - Em condições normais de temperatura e pressão é sólido.

Somente É CORRETO o que se afirma em
a) I e II.
b) I e V.
c) II e III.
d) III e IV.
e) IV e V.

13. (Ufpi 2000) As maiorias dos gases industriais, exceto hidrogênio, amônia e metano são mais densos que o ar. Considerando esta informação, em caso de acidente com liberação de gases na estrada, assinale a opção que associa a orientação correta para as pessoas próximas ao local do acidente com a natureza do gás envolvido.

Recomendação 1: dirigir-se para o lugar mais alto possível.
Recomendação 2: situar-se em depressões ou lugar mais baixo possível.

a) Recomendação 1: Cloro; Recomendação 2: Amônia
b) Recomendação 1: Metil isocianato; Recomendação 2: Dióxido de carbono
c) Recomendação 1: Amônia; Recomendação 2: Metano
d) Recomendação 1: Propano; Recomendação 2: Metil isocianato
e) Recomendação 1: Butano; Recomendação 2: Propano

14. (Ufv 2003) A naftalina, nome comercial do hidrocarboneto naftaleno, é utilizada em gavetas e armários para proteger tecidos, papéis e livros do ataque de traças e outros insetos. Assim como outros compostos, a naftalina tem a propriedade de passar do estado sólido para o gasoso sem fundir-se. Esse fenômeno é chamado de:
a) liquefação.
b) sublimação.
c) combustão.
d) ebulição.
e) solidificação.

 15. (Ufsm 2005) Para acelerar o processo de evaporação na secagem de grãos, utiliza-se um jato de ar a uma temperatura mais elevada do que a do meio ambiente. Então, sobre o processo de evaporação, é possível afirmar:

I. Ocorre a qualquer temperatura e é tanto mais rápido quanto mais elevada a temperatura do líquido.
II. Fica mais rápido se o vapor do líquido é removido das proximidades do líquido restante.
III. A quantidade de líquido evaporada por unidade de tempo independe da área da superfície livre do líquido.

 Está(ão) correta(s)
a) apenas I.
b) apenas I e II.
c) apenas III.
d) apenas II e III.
e) I, II e IIII.

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Tabela Periódica dos Games, personagens de desenhos e quadrinhos

Sistema Internacional de Unidades

1. Unidades Básicas
Grandeza Nome da Unidade Símbolo
Comprimento
Massa
Tempo
Corrente Elétrica
Temperatura Termodinâmica
Quantidade de Matéria
Intensidade luminosa
Metro
Quilograma *
Segundo
Ampére
Kelvin
Mol
Candela
m
kg
s
A
K
mol
Cd
* Por motivos históricos, o nome da unidade SI de massa contém um prefixo. Excepcionalmente e por convenção, os múltiplos e submúltiplos dessa unidade são formados pela junção de prefixos SI (ver item 4) à palavra grama ou ao símbolo g. 
 
2. Unidades Suplementares
Grandeza Nome da Unidade Símbolo
Ângulo Plano
Ângulo Sólido
Radiano
Esterradiano
rad
sr
 
3. Unidades Derivadas
3.1 Unidades Geométricas e Mecânicas

Grandeza Nome da Unidade Símbolo
Área
Volume
Freqüência
Velocidade
Velocidade angular
Aceleração
Aceleração angular
Vazão
Massa específica
Fluxo de massa
Momento de inércia
Momento linear
Momento angular
Força
Momento de força, torque
Pressão
Viscosidade dinâmica
Trabalho, Energia, Quantidade de calor
Potência, Fluxo de energia
Densidade de fluxo de energia
Difusidade, Viscosidade cinemática
Velocidade mássica *
Tensão superficial ou interfacial*
Metro Quadrado
Metro Cúbico
Hertz
Metro por segundo
Radiano por segundo
Metro por segundo, por segundo
Radiano por segundo, por segundo
Metro cúbico por segundo
Quilograma por metro cúbico
Quilograma por segundo
Quilograma-metro quadrado
Quilograma-metro por segundo
Quilograma-metro quadrado por segundo
Newton
Newton-metro
Pascal
Pascal-segundo
Joule
Watt
Watt por metro quadrado
Metro quadrado por segundo
Quilograma por metro quadrado e por segundo
Newton por metro
m2
m3
Hz
m/s
rad/s
m/s2
rad/s2
m3/s
kg/m3
kg/s
kg.m2
kg.m/s
kg.m2/s
N
N.m
Pa
Pa.s
J
W
W/m2
m2/s
kg/(m2.s)
N/m
* Não constam da tabela oficial, mas são importantes na Engenharia Mecânica e Química.
 
3.2 Unidades Térmicas
Grandeza Nome da Unidade Símbolo
Temperatura Celsius
Gradiente de temperatura
Capacidade Térmica
Calor Específico
Condutividade Térmica
Fluxo de Transferência de Calor*
Coeficiente de Transferência de Calor*
Grau Celsius
Kelvin por metro
Joule por Kelvin
Joule por quilograma e por Kelvin
Watt por metro e por Kelvin
Watt por metro quadrado
Watt por metro quadrado e por Kelvin
oC
K/m
J/K
J/(kg.K)
W/(m.K)
W/m2
W/(m2.K)
 
3.3 Unidades Elétricas e Magnéticas**
Grandeza Nome da Unidade Símbolo
Carga elétrica (quantidade de eletricidade)
Tensão Elétrica, diferença de potencial, força eletromotriz
Gradiente de potencial, intensidade de campo elétrico
Resistência elétrica
Resistividade
Condutânica
Condutividade
Indutância
Potência aparente
Potência reativa
Indução magnética
Fluxo magnético
Intensidade de campo magnético
Relutância
Coulomb
Volt
Volt por metro
Ohm
Ohm-metro
Siemens
Siemens por metro; Farad
Henry
Volt-Ampère
var
Tesla
Weber
Ampère por metro
Ampère por Weber
C
V
V/m
W
W.m
S
F
H
VA
VAr
T
Wb
A/m
A/Wb
 
3.4 Outras Unidades Aceitas Para Uso com o SI, sem Restrição de Prazo
Grandeza Nome da Unidade Símbolo
comprimento
comprimento
volume
ângulo plano
ângulo plano
ângulo plano
intervalo de freqüência
massa
massa
tempo
tempo
tempo
velocidade angular
energia
nível de potência
decremento logarítmico
Unidade astronômica
parsec *
litro
grau
minuto
segundo
oitava
unidade de massa atômica
tonelada
minuto
hora
dia
rotação por minuto
elétron-volt
decibel
neper
UA
pc
l
o
'
"

u
t
min
h
d
rpm
eV
Db
Np
 
3.5 Outras Unidades Fora do SI (Admitidas Temporariamente)
Nome da Unidade Símbolo Valor em Unidades SI
angstrom
atmosfera
bar
barn
caloria*
cavalo-vapor*
gauss*
hectare
quilograma-força*
milímetro de mercúrio*
milha marítima

quilate*
roentgen
Å
atm
bar
b
cal
cv
Gs

kgf
mm Hg



R
10- 10 m
101 325 Pa
105 Pa
10 - 28 m2
4,1868 J
735,5 W
10 -4T
104 m2
9,806 65 N
133,322 Pa
1852 m
(1852/3600) m/s
2 x 10-4kg
258 x 10- 4 C/kg
 
4. Prefixos
Nome Símbolo Fator de multiplicação
exa
peta
tera
giga
mega
quilo
hecto
deca
deci
centi
mili
micro
nano
pico
femto**
atto**
E
P
T
G
M
k
h
da
d
c
m
m
h
r
  a
1018
1015
1012
109
106
103
102
10
10-1
10-2
10-3
10-6
10-9
10-12
10-15

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Instituto Nacional de Tecnologia desenvolve processos químicos verdes para indústrias nacionais

SÃO PAULO [ ABN NEWS ] — A Química Sustentável, ou Química Verde, é denominada nas últimas décadas, é foco de uma ampla atuação do Instituto Nacional de Tecnologia (INT/MCT). Os trabalhos atendem à demanda industrial – especialmente nos setores energético e petroquímico – por investimentos em negócios sustentáveis de grande impacto econômico, ambiental e social.

A atuação do Instituto, desenvolvida em seus laboratórios da área de Catálise e Processos Químicos, concentra-se no desenvolvimento de processos químicos que utilizam matérias-primas renováveis, em substituição às de origem fóssil, como o petróleo. Os processos desenvolvidos e patenteados geram produtos químicos para produção de resinas, plásticos e solventes usados em tintas, adesivos e revestimentos.

De grande interesse comercial, esses produtos “verdes” – entre eles, acetato de etila, ácido acético, ácido lático, propeno e compostos furânicos – adquirem maior valor agregado ao serem obtidos a partir de biomassa e podem tornar a indústria química brasileira mais modernizada e sustentável. O desenvolvimento tecnológico nessa área pode ainda conduzir o Brasil ao papel de um relevante receptor de investimentos no mercado internacional de carbono.

O interesse é grande. Os projetos do INT em curso nessa linha têm recebido investimentos significativos e atraído a atenção de importantes empresas de grande porte e líderes no setor.

Quanto aos processos para atender à crescente demanda por energia limpa, destaca-se a produção de hidrogênio para células a combustível. A motivação é o baixíssimo nível de emissões no uso do hidrogênio. O foco dos estudos do Instituto é ter essa produção distribuída, com estações de abastecimento locais capazes de gerar hidrogênio através de reformadores de pequena escala.

As tecnologias desenvolvidas e patenteadas pelo INT envolvem o beneficiamento de diferentes insumos verdes para obtenção do hidrogênio, principalmente o etanol, o glicerol co-produzido com o biodiesel e o bio-óleo derivado da pirólise de biomassa. O processamento desses diferentes insumos pode ser feito localmente em função das matérias-prima disponíveis em cada região do Brasil. Os esforços do Instituto nessa área têm sido apoiados pelo Ministério da Ciência e Tecnologia através da Rede de Hidrogênio e Combustíveis, da qual participam ainda outras 14 instituições brasileiras com a liderança.

O que é química?

    Quando uma folha de árvore é exposta à luz do sol e é iniciado o processo da fotossíntese, o que está ocorrendo é química. Quando o nosso cérebro processa milhões de informações para comandar nossos movimentos, nossas emoções ou nossas ações, o que está ocorrendo é química.
A química está presente em todos os seres vivos. O corpo humano, por exemplo, é uma grande usina química. Reações químicas ocorrem a cada segundo para que o ser humano possa continuar vivo. Quando não há mais química, não há mais vida. 
    Há muitos séculos, o homem começou a estudar os fenômenos químicos. Os alquimistas podiam estar buscando a transmutação de metais. Outros buscavam o elixir da longa vida. Mas o fato é que, ao misturarem extratos de plantas e substâncias retiradas de animais, nossos primeiros químicos também já estavam procurando encontrar poções que curassem doenças ou pelo menos aliviassem as dores dos pobres mortais. Com seus experimentos, eles davam início a uma ciência que amplia constantemente os horizontes do homem. Com o tempo, foram sendo descobertos novos produtos, novas aplicações,  novas substâncias. O homem foi aprendendo a sintetizar elementos presentes na natureza, a desenvolver novas moléculas, a modificar a composição de materiais. A química foi se tornando mais e mais importante até ter uma presença tão grande em nosso dia-a-dia, que nós nem nos damos mais conta do que é ou não é química.
    O que sabemos, no entanto, é que, sem a química, a civilização não teria atingido o atual estágio científico e tecnológico que permite ao homem sondar as fronteiras do universo, deslocar-se à velocidade do som, produzir alimentos em pleno deserto, tornar potável a água do mar, desenvolver medicamentos para doenças antes consideradas incuráveis e multiplicar bens e produtos cujo acesso era restrito a poucos privilegiados. Tudo isso porque QUÍMICA É VIDA. 

A QUÍMICA DA SAÚDE
     
   A química está presente em praticamente todos os medicamentos modernos. Sem ela, os cientistas não poderiam sintetizar novas moléculas, que curam doenças e fortalecem a saúde humana. Mas a aplicação da química vai além dos medicamentos. Ela cerca o homem de outros cuidados que prolongam e protegem a vida. Fornecedor de uma quantidade fantástica de produtos básicos para outras indústrias, o setor químico também desenvolveu matérias-primas específicas para a medicina. Válvulas cardíacas, próteses anatômicas, seringas descartáveis, luvas cirúrgicas, recipientes para soro, tubos flexíveis e atóxicos e embalagens para coleta e armazenamento de sangue são apenas alguns dos exemplos dos produtos de origem química que revolucionaram a medicina. Hospitais, clínicas, laboratórios, enfermarias e unidades de terapia intensiva têm na química uma parceira indispensável. Os modernos equipamentos utilizados em cirurgias ou diagnósticos foram fabricados com matérias-primas químicas. Avançados desinfetantes combatem o risco de infecções. Reagentes aceleram o resultado de exames laboratoriais. Na medicina, mais do que em qualquer outra atividade, fica patente que química é vida.