1- Uma mistura gasosa contém 32g de He e 32g de CH4 e está nas CNTP. Quais as pressões parciais de cada gás, em atm, nessa mistura?
(MA: H=1 ; He=4 ; C=12)
2- Uma mistura gasosa formada por 44g de CO2 e 6g de H2 está contida num recipiente, a 27ºC e a uma pressão de 8,2 atm. Qual é o volume parcial de H2 nessa mistura?
(H=1 ; C=12 ; O=16
segunda-feira, 28 de março de 2011
quinta-feira, 24 de março de 2011
Exercício de reavaliação 9° ano (responder como poste no próprio Blog, não esquecer de colocar o nome!).
FÍSICA
1. Quando navega a favor da correnteza, um barco desenvolve 40 km/h ; navegando contra, faz 30 km/h . Para ir de A até B, pontos situados na mesma margem, gasta três horas menos que na volta. A distância entre A e B é de:
a) 360 km
b) 420 km
c) 240 km
d) 300 km
e) 180 km
2. Você vai para a faculdade com a velocidade média de 30 km/h e volta com a velocidade média de 20 km/h . Para ir e voltar gastando o mesmo tempo, sua velocidade média deveria ser
a) 25 km/h
b) 50 km/h
c) 24 km/h
d) 10 km/h
e) 48 km/h
3. Um trem se move com velocidade horizontal constante. Dentro dele estão o observador A e um garoto, ambos parados em relação ao trem. Na estação, sobre a plataforma, está o observador B parado em relação a ela. Quando o trem passa pela plataforma, o garoto joga uma bola verticalmente para cima. Desprezando-se a resistência do ar, podemos afirmar que
(01) o observador A vê a bola se mover verticalmente para cima e cair nas mãos do garoto.
(02) o observador B vê a bola descrever uma parábola e cair nas mãos do garoto.
(04) os dois observadores vêem a bola se mover numa mesma trajetória.
(08) o observador B vê a bola se mover verticalmente para cima e cair atrás do garoto.
(16) o observador A vê a bola descrever uma parábola e cair atrás do garoto.
Dê como resposta a soma dos números associados às proposições corretas.
(01) o observador A vê a bola se mover verticalmente para cima e cair nas mãos do garoto.
(02) o observador B vê a bola descrever uma parábola e cair nas mãos do garoto.
(04) os dois observadores vêem a bola se mover numa mesma trajetória.
(08) o observador B vê a bola se mover verticalmente para cima e cair atrás do garoto.
(16) o observador A vê a bola descrever uma parábola e cair atrás do garoto.
Dê como resposta a soma dos números associados às proposições corretas.
Calcule a velocidade escalar média de afastamento entre a África e a América do Sul em centímetros por ano.
QUÍMICA
1. Matéria é tudo que tem massa e ocupa lugar no espaço. São exemplos de matéria (marque V
ou F):
a) ( ) pedra
b) ( ) madeira
c) ( ) corpo humano
d) ( ) ar
e) ( ) água
f) ( ) carro
2. Indique na relação abaixo os fenômenos físicos (F) e os fenômenos químicos (Q).
a) ( ) Queima da gasolina nos motores dos carros
b) ( ) Digestão dos alimentos ingeridos
c) ( ) Formação de ferrugem
d) ( ) Quebra de um objeto
e) ( ) Enfiar um prego na madeira
f) ( ) Derretimento de um iceberg
3. Nãoajudaadeterminarasubstância:
a) Cor
b) Cheiro
c) Massa
d) Pontodefusão
4. Certas propagandas recomendam determinados produtos, destacando que são saudáveis por serem naturais, isentos de QUÍMICA. Você que é inteligente percebe que essa afirmação é:
a) verdadeira, pois o produto é dito natural porque não é formado por substâncias químicas.
b) falsa, pois as substâncias químicas são sempre benéficas.
c) verdadeira, pois a Química só estuda materiais artificiais.
d) enganosa, pois confunde o leitor levando-o a crer que a .Química. significa não saudável, artificial.
e) verdadeira, somente se o produto oferecido não contiver água.
5- Com relação às propriedades da matéria complete a cruzadinha:
a) E a quantidade de matéria contida nos corpos
b) Capacidade de qualquer corpo material voltar à forma inicial após alguma ação externa.
c) Propriedade pela qual a matéria ocupa lugar no espaço
d) A matéria pode ser comprimida
e) Tendência que tem a matéria de conservar estado de repouso ou de movimento.
f) A matéria pode ser dividida, sem perder suas propriedades, até pequenas partículas chamadas moléculas.
g) Duas porções de matéria não podem, ao mesmo tempo, ocupar o mesmo lugar no espaço.
Exercício de reavaliação 1° ano (responder como poste no próprio Blog, não esquecer de colocar o nome!). Todos fazem mesmo o que passaram.
1. (U.E.CE) Assinale a alternativa correta:
a) Oxidação do ferro é um fenômeno físico
b) Fusão do chumbo é um fenômeno químico.
c) Combustão da madeira é um fenômeno químico.
d) Queima do papel é um fenômeno físico.
2. (UFSC) Indique na relação abaixo os fenômenos físicos (F) e os fenômenos químicos (Q).
a) ( ) Queima da gasolina nos motores dos carros
b) ( ) Digestão dos alimentos ingeridos
c) ( ) Formação de ferrugem
d) ( ) Quebra de um objeto
e) ( ) Enfiar um prego na madeira
f) ( ) Derretimento de um iceberg
3. (UFPR) Aquecer uma barra de ferro até o ponto de fusão, recolher o líquido em uma forma esférica,
transformando a barra em uma bola de ferro, é exemplo de fenômeno:
a) Químico, pois altera a forma da barra de ferro.
b) Físico, pois a substância continua sendo ferro.
c) Físico-químico, pois há alteração na forma da substância.
d) Não é exemplo de fenômeno.
4. (F.E.-SP) Sejam os seguintes fenômenos: I. sublimação da naftalina, II. formação da ferrugem,
III.queima do álcool comum, IV.fusão do gelo. São químicos:
a) todos
b) nenhum
c) somente II e III
d) somente I e III
e) somente II e IV
5. (MACKENZIE-SP) I. Fusão do gelo, II. Sublimação do iodo, III. Digestão dos alimentos, IV.
Queima de madeira. São exemplos de fenômenos:
a) I e II químicos
b) I e IV físicos
c) II e III físicos
d) II e IV químicos
e) III e IV químicos
6. (UDESC) Aquecendo uma fita de magnésio até a combustão, notamos o desprendimento de fumaça,
restando um pó branco. Isso é exemplo de fenômeno:
a) Físico, pois alterou a estrutura do magnésio.
b) Químico, pois houve a formação de novas substâncias.
c) Físico, pois podemos juntar o pó branco e a fumaça, recuperando o magnésio.
d) Não é exemplo de fenômeno.
7. (UFSC) Matéria é tudo que tem massa e ocupa lugar no espaço. São exemplos de matéria (marque V
ou F):
a) ( ) pedra
b) ( ) madeira
c) ( ) corpo humano
d) ( ) ar
e) ( ) água
f) ( ) carro
8. (PUC-SP) O conceito de elemento químico está relacionado com a idéia de:
a) átomo
b) molécula
c) íon
d) substância pura
e) mistura
9. (UFMG) Considerando-se completa ausência de poluição entre os materiais citados a seguir, a
substância pura é:
a) ar
b) água
c) madeira
d) cinza
e) terra
10. (UDESC) A liberação ou consumo de energia:
a) Só ocorre em transformações físicas.
b) Só ocorre em transformações químicas.
c) Em geral, é menor nos fenômenos físicos do que nos químicos.
d) Em geral, é maior nos fenômenos físicos do que nos químicos.
e) Nunca ocorre nas transformações materiais.
Exercício de avaliação 3°ano (Enviar as Resposta para o email: anselmorafael@hotmail.com) até sábado!!!
1. Na saída da seção de frutas e verduras, Tomás lembrou a Gabi a tarefa de extrair uma substância que contivesse, em sua estrutura, os grupos fenol e aldeído. Qual das espécies a seguir Gabi deve escolher?
2. Amburosídeo (Phytochemistry 50, 71-74, 2000), cuja estrutura é dada abaixo, foi isolada de Amburana cearensis (imburana-de-cheiro ou cumaru) na busca pelo princípio ativo responsável pela atividade antimalárica da mesma. Escolha a alternativa que apresenta quatro funções orgânicas presentes no Amburosídeo B.
a) Fenol; Cetona; Ácido carboxílico; Álcool.
b) Cetona; Éter; Éster; Álcool.
c) Cetona; Éter; Ácido carboxílico; Álcool.
d) Fenol; Éter; Éster; Álcool.
e) Fenol; Cetona; Éter; Álcool.
3. Relacione a coluna da esquerda com a da direita.
( ) alcano 1. etanol
( ) alceno 2. uréia
( ) álcool 3. benzoato de etila
( ) éster 4. eteno
5. acetileno
6. propano
4. "Depois de oito anos de idas e vindas ao Congresso (...), o Senado aprovou o projeto do Deputado Federal Eduardo Jorge (PT-SP), que trata da identificação de medicamentos pelo nome genérico. A primeira novidade é que o princípio ativo - substância da qual depende a ação terapêutica de um remédio - deverá ser informado nas embalagens em tamanho não inferior à metade do nome comercial."
(Revista "Época", fevereiro de 1999.) O princípio ativo dos analgésicos comercializados com os nomes de Tylenol, Cibalena, Resprin, etc é o paracetamol, cuja fórmula está apresentada anteriormente.
Os grupos funcionais presentes no paracetamol são:
a) álcool e cetona.
b) amina e fenol.
c) fenol e amida.
d) éster e álcool.
e) cetona e amina.
5. Encontre as funções orgânicas presentes nas seguintes moléculas:
Bom êxito!!!!!
Assinar:
Postagens (Atom)