segunda-feira, 28 de março de 2011

Exercício 2° ano (Misturas Gasosas)

 1- Uma mistura gasosa contém 32g de He e 32g de CH4 e está nas CNTP. Quais as pressões parciais de cada gás, em atm, nessa mistura?
(MA: H=1 ; He=4 ; C=12)

2- Uma mistura gasosa formada por 44g de CO2 e 6g de H2 está contida num recipiente, a 27ºC e a uma pressão de 8,2 atm. Qual é o volume parcial de H2 nessa mistura?
(H=1 ; C=12 ; O=16

quinta-feira, 24 de março de 2011

Exercício de reavaliação 9° ano (responder como poste no próprio Blog, não esquecer de colocar o nome!).

FÍSICA

1. Quando navega a favor da correnteza, um barco desenvolve 40 km/h; navegando contra, faz 30 km/h. Para ir de A até B, pontos situados na mesma margem, gasta três horas menos que na volta. A distância entre A e B é de:
a) 360 km
b) 420 km
c) 240 km
d) 300 km
e) 180 km

2. Você vai para a faculdade com a velocidade média de 30 km/h e volta com a velocidade média de 20 km/h. Para ir e voltar gastando o mesmo tempo, sua velocidade média deveria ser
a) 25 km/h
b) 50 km/h
c) 24 km/h
d) 10 km/h
e) 48 km/h

3. Um trem se move com velocidade horizontal constante. Dentro dele estão o observador A e um garoto, ambos parados em relação ao trem. Na estação, sobre a plataforma, está o observador B parado em relação a ela. Quando o trem passa pela plataforma, o garoto joga uma bola verticalmente para cima. Desprezando-se a resistência do ar, podemos afirmar que

(01) o observador A vê a bola se mover verticalmente para cima e cair nas mãos do garoto.
(02) o observador B vê a bola descrever uma parábola e cair nas mãos do garoto.
(04) os dois observadores vêem a bola se mover numa mesma trajetória.
(08) o observador B vê a bola se mover verticalmente para cima e cair atrás do garoto.
(16) o observador A vê a bola descrever uma parábola e cair atrás do garoto.

Dê como resposta a soma dos números associados às proposições corretas.

4. A Pangea era um supercontinente que reunia todos os continentes atuais e que, devido a processos geológicos, foi se fragmentando. Supõe-se que há 120 milhões de anos a áfrica e a América do Sul, que faziam parte da Pangea, começaram a se separar e que os locais onde hoje estão as cidades de Buenos Aires e Cidade do Cabo coincidiam. A distância atual entre as duas cidades é de aproximadamente 6.000 km.

Calcule a velocidade escalar média de afastamento entre a África e a América do Sul em centímetros por ano.

QUÍMICA

1. Matéria é tudo que tem massa e ocupa lugar no espaço. São exemplos de matéria (marque V
ou F): 
a) ( ) pedra 
b) ( ) madeira 
c) ( ) corpo humano 
d) ( ) ar 
e) ( ) água 
f) ( ) carro

2. Indique na relação abaixo os fenômenos físicos (F) e os fenômenos químicos (Q). 
a) ( ) Queima da gasolina nos motores dos carros 
b) ( ) Digestão dos alimentos ingeridos 
c) ( ) Formação de ferrugem 
d) ( ) Quebra de um objeto 
e) ( ) Enfiar um prego na madeira 
f) ( ) Derretimento de um iceberg

3. Nãoajudaadeterminarasubstância:
a) Cor
b) Cheiro
c) Massa
d) Pontodefusão

4. Certas propagandas recomendam determinados produtos, destacando que são saudáveis por serem naturais, isentos de QUÍMICA. Você que é inteligente percebe que essa afirmação é:
a) verdadeira, pois o produto é dito natural porque não é formado por substâncias químicas.
b) falsa, pois as substâncias químicas são sempre benéficas.
c) verdadeira, pois a Química só estuda materiais artificiais.
d) enganosa, pois confunde o leitor levando-o a crer que a .Química. significa não saudável, artificial.
e) verdadeira, somente se o produto oferecido não contiver água.

5- Com relação às propriedades da matéria complete a cruzadinha:
a) E a quantidade de matéria contida nos corpos
b) Capacidade de qualquer corpo material voltar à forma inicial após alguma ação externa.
c) Propriedade pela qual a matéria ocupa lugar no espaço
d) A matéria pode ser comprimida
e) Tendência que tem a matéria de conservar estado de repouso ou de movimento.
f) A matéria pode ser dividida, sem perder suas propriedades, até pequenas partículas chamadas moléculas.
g) Duas porções de matéria não podem, ao mesmo tempo, ocupar o mesmo lugar no espaço.


Exercício de reavaliação 1° ano (responder como poste no próprio Blog, não esquecer de colocar o nome!). Todos fazem mesmo o que passaram.

1. (U.E.CE) Assinale a alternativa correta: 
a) Oxidação do ferro é um fenômeno físico 
b) Fusão do chumbo é um fenômeno químico. 
c) Combustão da madeira é um fenômeno químico. 
d) Queima do papel é um fenômeno físico. 

2. (UFSC) Indique na relação abaixo os fenômenos físicos (F) e os fenômenos químicos (Q). 
a) ( ) Queima da gasolina nos motores dos carros 
b) ( ) Digestão dos alimentos ingeridos 
c) ( ) Formação de ferrugem 
d) ( ) Quebra de um objeto 
e) ( ) Enfiar um prego na madeira 
f) ( ) Derretimento de um iceberg 

3. (UFPR) Aquecer uma barra de ferro até o ponto de fusão, recolher o líquido em uma forma esférica,
transformando a barra em uma bola de ferro, é exemplo de fenômeno: 
a) Químico, pois altera a forma da barra de ferro.
b) Físico, pois a substância continua sendo ferro.
c) Físico-químico, pois há alteração na forma da substância. 
d) Não é exemplo de fenômeno. 

4. (F.E.-SP) Sejam os seguintes fenômenos: I. sublimação da naftalina, II. formação da ferrugem,
III.queima do álcool comum, IV.fusão do gelo. São químicos: 
a) todos 
b) nenhum 
c) somente II e III 
d) somente I e III 
e) somente II e IV  

5. (MACKENZIE-SP) I. Fusão do gelo, II. Sublimação do iodo, III. Digestão dos alimentos, IV.
Queima de madeira. São exemplos de fenômenos: 
a) I e II químicos 
b) I e IV físicos 
c) II e III físicos 
d) II e IV químicos 
e) III e IV químicos 

6. (UDESC) Aquecendo uma fita de magnésio até a combustão, notamos o desprendimento de fumaça,
restando um pó branco. Isso é exemplo de fenômeno:
a) Físico, pois alterou a estrutura do magnésio. 
b) Químico, pois houve a formação de novas substâncias. 
c) Físico, pois podemos juntar o pó branco e a fumaça, recuperando o magnésio. 
d) Não é exemplo de fenômeno. 

7. (UFSC) Matéria é tudo que tem massa e ocupa lugar no espaço. São exemplos de matéria (marque V
ou F): 
a) ( ) pedra 
b) ( ) madeira 
c) ( ) corpo humano 
d) ( ) ar 
e) ( ) água 
f) ( ) carro 

8. (PUC-SP) O conceito de elemento químico está relacionado com a idéia de: 
a) átomo 
b) molécula 
c) íon 
d) substância pura 
e) mistura 

9. (UFMG) Considerando-se completa ausência de poluição entre os materiais citados a seguir, a
substância pura é: 
a) ar 
b) água 
c) madeira 
d) cinza 
e) terra 

10. (UDESC) A liberação ou consumo de energia: 
a) Só ocorre em transformações físicas. 
b) Só ocorre em transformações químicas. 
c) Em geral, é menor nos fenômenos físicos do que nos químicos. 
d) Em geral, é maior nos fenômenos físicos do que nos químicos. 
e) Nunca ocorre nas transformações materiais. 

Exercício de avaliação 3°ano (Enviar as Resposta para o email: anselmorafael@hotmail.com) até sábado!!!

 1. Na saída da seção de frutas e verduras, Tomás lembrou a Gabi a tarefa de extrair uma substância que contivesse, em sua estrutura, os grupos fenol e aldeído. Qual das espécies a seguir Gabi deve escolher?



2. Amburosídeo (Phytochemistry 50, 71-74, 2000), cuja estrutura é dada abaixo, foi isolada de Amburana cearensis (imburana-de-cheiro ou cumaru) na busca pelo princípio ativo responsável pela atividade antimalárica da mesma. Escolha a alternativa que apresenta quatro funções orgânicas presentes no  Amburosídeo B.


a) Fenol; Cetona; Ácido carboxílico; Álcool.
b) Cetona; Éter; Éster; Álcool.
c) Cetona; Éter; Ácido carboxílico; Álcool.
d) Fenol; Éter; Éster; Álcool.
e) Fenol; Cetona; Éter; Álcool.

3.  Relacione a coluna da esquerda com a da direita.
( ) alcano            1. etanol
( ) alceno            2. uréia
( ) álcool             3. benzoato de etila
( ) éster               4. eteno
                           5. acetileno
                           6. propano


4. "Depois de oito anos de idas e vindas ao Congresso (...), o Senado aprovou o projeto do Deputado Federal Eduardo Jorge (PT-SP), que trata da identificação de medicamentos pelo nome genérico. A primeira novidade é que o princípio ativo - substância da qual depende a ação terapêutica de um remédio - deverá ser informado nas embalagens em tamanho não inferior à metade do nome comercial."

(Revista "Época", fevereiro de 1999.) O princípio ativo dos analgésicos comercializados com os nomes de Tylenol, Cibalena, Resprin, etc é o paracetamol, cuja fórmula está apresentada anteriormente.
Os grupos funcionais presentes no paracetamol são:
a) álcool e cetona.
b) amina e fenol.
c) fenol e amida.
d) éster e álcool.
e) cetona e amina.



5. Encontre as funções orgânicas presentes nas seguintes moléculas:





Bom êxito!!!!!